Meu bebê está com diarréia
Diarréia em crianças menores de 2 anos de idade é a causa mais freqüente de consulta em cuidados primários e acima de tudo, no início do ano letivo na creche centros.
As causas estão relacionadas com:
- área geográfica
- Estação do ano (> incidência no inverno por infecção por rotavírus)
- situação sócio-económica
A principal causa é a infecção viral, em grande parte devido ao rotavírus, interessante, neste caso, a vacinação para prevenção. Existem outras causas que causam diarréia, como é a infecção por bactérias (salmonelas) que ocorre principalmente no verão, ou infecção por parasitas (vermes, lombrigas) encontrados principalmente em creches.
É difícil estabelecer um critério geral para determinar diarréia em crianças porque evacuações habituais são macios, líquido nem de si mesmo. Muitas vezes coincidem com a ingestão de leite e variam na textura, cheiro e cor de acordo com a fonte de alimentação. A suspeita de diarréia quando será o número e o volume das fezes é maior do que o normal de cada bebê.
O tratamento terá como objectivo:
- Manter a hidratação ou evitar a desidratação. Em recém-nascidos com mama leite aumentará o número de tomadas e em bebés alimentados com leite de fórmula ou bebês com alimentos sólidos serão soluções de eletrólitos (minerais).
- Manter a boa saúde com um status de alimentação correto. Fornece alimentação normal de cada criança sempre que tolera isso.
Não está provado que o uso de leite sem lactose ou um poder adstringente melhora os sintomas.
Terapia de droga só é diagnosticada por pediatras e reservada para casos muito específicos.
As recidivas são freqüentes na idade média para a maturação do intestino não está completa até mais tarde e também coincidir com a época de maior incidência, no inverno, por isso é normal * que o curso escolar-guarderia têm mais de 1 episódio com diarréia.
* É considerado normal diarréia aguda com início abrupto e uma duração de entre 48 a 72 horas em média.